quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Como o mercado se equilibra?

Muitas pessoas se perguntam se é possível existir um equilíbrio de mercado, já que a defesa do livre mercado é tida como uma ação imoral por uma parcela da população que introduz um terror ao afirmar que as pessoas que defendem a liberdade de mercado são “neoliberais”, como se existisse o termo ou, se existisse e a pessoa afirma que é, será taxada de imbecil ou até de termos piores.

Uma demonstração que a liberdade de mercado existe vem da tecnologia da informação. O setor de serviço que mais cresce no mundo, já que a tecnologia é um catalisador à passagem de gerações, demonstra como o mercado se equilibra.

O núcleo de informações que estão disponíveis na internet induz o que em economia é conhecida como informação simétrica, ou seja, a verdadeira informação. Todos os agentes que participam do processo sabem os riscos e as vantagens de participarem do processo.

Peguemos como exemplo os vírus e antivírus. Da mesma forma que existe o crime, que é o roubo da informação, sem o respeito de propriedade, existe a cura, que foi pensada pela iniciativa privada. Ambos agentes têm interesses para atuar nesse mercado. O criador do vírus para roubar a informação e enriquecer rápido e ilicitamente e o criador do antivírus para, primeira resguardar suas informações já que ele pode ser furtado, e porque vê nesse mercado várias pessoas interessadas em manter o que é sua por direito. Por que então não comercializar essa tecnologia?

A pergunta acima já cria um mercado. Muitas pessoas pensam em como combater os vírus na rede e inicia um processo de empreendedorismo e então empresas surgem para competir no mercado por clientes que utilizam seu tempo para trabalhar em outras áreas que ofertará serviços ou produtos aos empresários das instituições de antivírus, criando assim um sistema de trocas.

A situação acima é explicada pela existência do capitalismo. Sem ele não existia o direito da propriedade, os interesses dos agentes e o progresso econômico.

Percebe-se que pode sim existir uma economia de mercado altamente equilibrada. A internet é um núcleo que não precisa da intervenção estatal para guiar como os agentes devem se organizar. Então, por qual motivo ser “neoliberal” é tão ruim?

Nenhum comentário: