quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A diferença entre o capitalismo e o socialismo

Chamou-me atenção o fato de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, ser escolhido a pessoa do ano de 2010 pela revista norte-americana Time. Ele é o segundo jovem a ser premiado por esse editorial.

Lendo a matéria, deduz-se a diferença clássica entre o capitalismo e o socialismo. O capitalismo respeita as liberdades de escolhas, a imaginação, a criatividade do indivíduo. Na medida em que a pessoa se torna relevante, ela recebe prêmios que os incentivam para continuar agindo em prol de um bem social maior do que suas conquistas individuais.

Já no mundo socialista, o que ocorre? Os grilos cantam quando busco na memória alguma forma de reconhecimento a melhor medicina preventiva do mundo que as pessoas que tornaram isso nada ganharam devido ao governo autoritário de Fidel Castro. Ninguém vós reconhece porque o regime é socialista/comunista.

Fico triste com as pessoas que criticam o capitalismo sem saber o real motivo das críticas. Quem as criou querem defender o seu espaço em detrimento do todo. O capitalismo é feito de escolhas. Têm-se agentes que não são bens sucedidos no sistema. Para perceber isso é só realizar uma reflexão e perceberá que os problemas estão mais presentes nessas pessoas do que em outras variáveis. Muitas não buscam mudar o meio em que vivem e culpam todo o sistema pela sua falta de sucesso. Os prêmios serão entregues aos que conquistarem e não àqueles que caírem de pára-quedas sem saber o que estão fazendo ali.

A liberdade é sua e você tem todo o direito de saber o que é melhor para você! Não joguemos nossas responsabilidades em Deus, no estado, na religião, família e/ou amigos. Façamos nós mesmos e teremos a mesma glória dos grandes líderes e relevâncias mundial. Quantos Marks Zuckerbergs há em você? Pense e reflita, faça por onde antes de reclamar.

O socialismo pune sua liberdade e por mais que você seja um diferencial você será punido pela vala comum. No capitalismo você colhe prêmios. É só fazer por onde e será valorizado. Pense nisso antes de criticar. A culpa não é do sistema, antes de culpá-lo pense o que você faz para torná-lo diferente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fazer um site de relacionamentos, onde vc pode postar o que quiser.... O que tem de criativo nisso??? Quantos sites de relacionamentos não existem? Todos copias com sutis diferenças... A Internet mudou depois do Google, Orkut e Youtube, esses sim revolucionarios. O resto não passa de copias e não tem nada de criativo nisso.
Outra coisa, nem sempre é dinheiro que impera. O criador do Linux sempre o quiz free, pq ele é a favor da democracia na informatica.
Enfim, a vida é tão reducionista que cai sempre na dualidade. Ninguem pensa na vida integral, todos pensam na divisões. A vida tem sempre dois caminhos, nunca uma estrada. Ou é do bem ou é do mal. Ou é capitalista ou é socialista. Ou é pobre ou é rico. Ou é solteiro ou é casado. Ou é negro ou é branco, etc. As dualidades que procuram sempre fragmentar, nunca incluir.
O Capitalismo sem o desenvolvimento social gera mais pobreza que riqueza. Assim como o Socialismo sem liberdade gera escravidão. Tudo que existe são faces de uma mesma moeda. O Simbolo que representa a vida é o do Yan-Yang.
Não existe bem ou mal, e sim bem e mal. Como não existe capital ou social e sim capital e social. Discussão que leva a fagamentação, pura e simplemente, limita a visão que deveria ser BEM AMPLA.

Anônimo disse...

Vendo a discussão sobre o novo código florestal, onde existem duas bancadas defendendo seu "lado", uma ruralista outra ambientalista. O que isso leva? A nada! Só a estresse.
Desde que o ser humano está na terra não existe meio ambiente sem que não haja a participação do homem. O Homem precisa produzir alimentos, como também precisa preservar os recursos naturais, como água, solo, etc. Ou seja, precisamos ter politica séria, que desenvolva o Brasil com sustentabilidade. Geração de alimentos e responsabilidade social e ambiental. Não só no Brasil, mas o mundo.
Yuri Gargarin quando esteve no espaço viu o planeta Terra e não um planeta dividido. Somos um unico ser e não deveria existir nacionalidade, pois querendo ou não somos apenas UM.