quinta-feira, 10 de março de 2011

O Brasil não tem foco!

Não temos a cultura que educação é a formação para o mercado de trabalho e o espírito empreendedor que deve prevalecer em uma população insegura não faz sentido, já que todos correm atrás do sonho do serviço público como perspectiva de crescimento profissional.
Enquanto não tivermos consciência veremos nosso diploma na parede e pensaremos: "Por que eu fiz este curso se não sei onde ele se aplica?"

6 comentários:

Anônimo disse...

Cuidado com a visão limitada das coisas. Educação não é só formação de profissionais capazitados e sim formação de PESSOAS... Enquanto for pensado em educação como forma de desenvolvimento do emprego, teremos cada vez mais uma sociedade destruida pelos seus valores. Educação não é só formação de tecnologos e sim de cidadãos com um pensamento holistico das coisas. Deixe de ser reducionista, pois está fadado a extinção o pensamento reducionista.

Anônimo disse...

* capacitados, errei na digitação...

Anônimo disse...

Se educação fosse somente para a produção de tecnologia não teria sentido de existir. Tecnologia é ferramenta não objetivo. Ela que tem que servir ao ser humano e não o contrario. Não adianta nada ser gerado tecnologia e termos cada dia mais um boom na criminalidade, por exemplo. Sendo que bandidos hoje usam armas de ultima geração, mostrando que mais valem a tecnologia a vida humana. Se a tecnoligia não for usada para garantir o conforto e a vida humana, só tem o valor comercial e mais nada. Se o objetivo do ser humano é ser escravo de si proprio e da maquina, para que ter um cerebro? Educação que visa somente a atender a demanda industrial iguala o ser humano a formigas, onde estão se formando gente programada para fazer tecnologia, mas não para pensar em formação de PESSOAS... Tecnologia é importante, mas nunca pode ser o objetivo e sim uma ferramenta e nada mais...

Anônimo disse...

Eu até concordo com anônimo acima, mas se pensarmos do pnto de vista de desenvolvimento de um país, isso não ocorrerá sem educação, tanto de pessoas, como tecnológica.
Agora, quanto ao que sérgio abordou sobre a educação como um todo, onde o Brasil esta em uma péssima colocação no rank mundial em seu ensino superior é de lamentar. Esta falta de investimento na educação em todos os niveis vai nos deixar cada vez mais londe do desenvolvimento que todos os brasileiros almejam.
Mas talvez os brasileiros esteja mais ansiosos pela copa do mundo que esta chegando em seu território, para este vai ser um mês festivo. Para que educação se importante é ser feliz, para que saneamento básico que afinge a camada pobre (não só a pobre)se o que povo gosta mesmo é da tão famosa politica de pão e circo.
E quero lembra ao anônimo acima que a tal tecnologia que almenta a criminalidade em nosso país, não é fabricada aqui em nosso território, pois não temos conhecimento tecnólogico para desenvolver tal tecnologia.

Edvaldo Frazão

Anônimo disse...

"Cuidado com a visão limitada das coisas. Educação não é só formação de profissionais capazitados e sim formação de PESSOAS..."

Prezado Anonimo,

Vc poderia explicar melhor como seria essa tal "formação de PESSOAS"? Acho que ficou muito superficial a sua colocação.

Grato!
Marcos Paulo

André Luiz disse...

Marcos Pualo,

Pessoas que eu citei são seres humanos conscientes de si e da natureza. O que vemos é aumentar a cada dia a forma egoista e egocentrica do homem se inserir na natureza, sempre nos colocamos fora dela. A internet é uma excelente ferramenta para diminuir laços, porem muitas vezes as pessoas a usam como forma de refugio, onde elas podem ser libertas das armarras da sociedade e fazer muitas coisas que lhe dão na telha.
Não sou contra a tecnologia, pois seria um louco para ser contra, se não fosse a tecnologia não estaria aqui debatendo com vcs! O que falo é que a tecnologia não é o objetivo, o ser humano sim! Tecnologia é ferramenta, temos que formar pessoas que produzam tecnologia, mas que essa tecnologia seja usada pela sociedade como uma forma de desenvolvimento social, por exemplo.
O ser humano é diferente de outros animais pela sua capacidade de perceber uma lei moral que nos persegue em tudo que fazemos de errado, a voz da consciencia. Muita gente está deixando de escutar esta voz para agir pior do que qualquer outro animal. O animal só faz aquilo que é determinado, ele não tem conceito moral. Já nós não! E por termos este conceito temos que nos tornar a cada dia pessoas melhores, esse tipo de educação tem si perdido. Estão criando a cada dia escolas tecnicas no Brasil, mas não temos aulas voltadas para o uso da tecnica em trabalhos na sociedade com uso da etica profissional, por exemplo. Se duvidar, nem na faculdade temos, pois ficamos mais preocupados com o ensino tecnico, deixando a etica para outras ocasiões.
É como meu pai falava: Quando um engenheiro não pensa em questões socioambientais cria uma bomba que estoura na cabeça dele. Esses principios sim é que estamos perdendo na nossa educação, deixando de sermos HUMANOS (pessoas).