domingo, 17 de abril de 2011

Duas origens, lideranças e ações adversas

Assistindo ao filme Invictus, que conta a estratégia de Nelson Mandela, o Mantiba, para unificar o país após a Apartheid, notei claras diferenças de visões entre ele e o nosso ex-presidente Lula. A sociedade branca, temendo a perseguição de um presidente negro eleito pela primeira vez na história da África do Sul, assumindo o cargo de 1994 a 1999, pensava em desertar do país. Mandela, com a inteligência de um líder após passar 27 anos preso pelo regime, constrói um país ao agraciar os brancos com o esporte que eles mais amavam: o Rúgbi.

Os negros, com a sede de vingança e sendo a maioria no país, pensava em mudar todas as marcas da raça branca e Mandela, assumindo o custo de perder popularidade e seus projetos não darem certo, investiu pesado na seleção do país, que receberia a copa do mundo de rúgbi de 1994, ano da posse de Mandela.

Mandela assumiu o risco e adquiriu lucros políticos e sociais com sua investida. O país abraçou a causa e a seleção ganhou o campeonato mundial e a unificação da África do Sul estava completa. Agora aquele estado era um país, não precisou de um ciclo, mas de um ano do mandato para ele deixar sua marca.

O que este fato nos relembra? A história de Mandela é concorrente com a história política de Luís Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Lula. As comparações param por aqui.

Na posição de liderança de uma nação, Mandela primou pela unificação do país, enquanto o Sr. Lula desprendeu ódio a quem se opunha ao seu governo e estilo. Nelson Mandela controlava o partido ANC (Congresso Nacional Africano), um partido radical assim como o PT de Lula. Só que ele, por ser uma liderança positiva, controlou o partido e unificou seu país. O PT não fez o mesmo e tudo de negativo no governo foi tratado como “herança maldita”.

Não ousemos trocar alho por bugalho. O Sr. Lula não é o líder ideal que a população brasileira tanto institui que seja.

Um comentário:

André Luiz disse...

Comparar Lula a Mandela, em muitos aspectos são semelhantes. Mas, a comparação é só para tentar qualificar um e rebaixar o outro, para isso que serve comparação. Democracia para mim é respeitar a opinião do proximo. Se o que vc diz é verdade, então estamos vivendo em um país cercado pelo ódio, o que não é verdade.
Quando eu digo que vc é reduicionista, é isso. Vc só vê o que vc acha que é. Oras, o Lula pregou tanto o ódio assim, pq então a população aprovou seu governo? Isso que é democracia para mim, é respeitar a opinião da maioria. Vc tem o direito a falar o que quiser e eu tenho o direito de dizer que não concordo, pois para mim´seu pensamento não condiz com a verdade.
Se vc acha que o Lula não primou pela união do País, não condiz com o que a população acha. Bahia, Ceará e Pernambuco, e a região Nordeste e Norte, tiveram grandes avanços com a dita Integração Nacional. Uma região que era esquecida, hoje está integrada no Brasil como um todo. Desqualificar isso é mostrar que ignora os avanços que vem acontecendo no Brasil. Claro, que não começou com o Lula, mas os avanços foram muito mais rapidos no governo dele. Dizer que ele tem popularidade por causa do bolsa família é ser reducionista. Vc veio aqui no Tocantins e viu que muitas obras que aqui são feitas são federais. Alias, o estado da integração nacional é o Tocantins e é por isso que o Governo Federal o tem como a menina dos olhos de ouro. Pensei que vc como economista tinha percebido isso, mas vejo que vc não percebeu.
Se vc acha que o PT e o Lula plantaram ódio no Brasil, vc deveria hoje viver em um país ostiu e não um país mais integrado como o que estamos vivendo hoje.
Saia dessa, o Lula vem sendo homenageado no Mundo todo! O Governo dele teve erros, claro que teve, mas teve meritos também. Se vc passar a ver que os partidos politicos vivem pensando em eleições, saberá que não é só uma postura do PT essa de pregar herança maldita. Se o PSDB tivesse ganho falaria a mesma coisa, mas o Brasil não é um pais do ódio. Muito pelo contrario, hoje somos mais do que unidos. Saia do mundo do 1% e passe a ver também o mundo dos 99%.
Oras, Mandela integrou o país, mas ainda existe o racismo na Africa do Sul. Em materia do CQC mostrou isso. Assim como no Brasil a um preconceito muito grande pelo Nordestino e Nortista, mas diminui bastante.
Passa a sempre questionar a veracidade daquele que vc lê, vê ou assiste. Como estou fazendo agora com vc!
Só uma pergunta: Vc acha mesmo que é só o PT que diz que tudo de ruim é herança maldita? Está parecendo que vc não conhece, realmente, a disputa politica no Brasil. O PT só é mais um partido politico e o Brasil não é um país de ódio...
Enfim, vc sabe o que pensa...