terça-feira, 21 de junho de 2011

Da liberdade digital à ameaça social

De sua sala de 150 m², Carlos está sentado de frente ao computador. À frente de sua sala tem uma mesa de centro com duas poltronas comportáveis, que não saem por menos de R$ 4 mil, na cor preta. Ao lado de sua mesa encontra-se um frigobar contendo quatro latas de cerveja Budweiser, dois copos d’água Indaiá, duas latas de refrigerante da marca Coca Cola, três barras de chocolate Hershey e uma garrafa de vinho Lambrusco Italiano Dell Emilia.

Na cadeira Danna ao lado de Carlos está Artur, seu “companheiro” de batalhas, com um charuto cubano na boca em frente ao computador de Carlos, um notebook Vostro Dell, olhando os gráficos e a conta bancária do grande sucesso que eles tiverem ao fechar um contrato com o governo. Ambos se dizem socialistas e criaram um blog para mostrar o quanto é maravilhoso o mundo da esquerda e celebram o contrato que o Ministério da Cultura firmou com eles, por R$ 1,5 milhão, para escrever sobre a importância da era digital e da socialização da internet.

Como dizia o rei dos socialistas Karl Marx: “só existe valor quando há trabalho humano”, eles fizeram um bem à sociedade ao postar que Milton Friedman e Ayn Rand são os demônios em pessoa e seus “amigos companheiros” Fidel Castro e Che Guevara os anjos que purificam tudo que tocam.

Infelizmente esta é uma realidade de quem está sentado em uma cadeira confortável e no “mérito” de terem a mesma ideologia do rei. Foram contemplados com as urdes do estado e enriqueceram para falar mal de quem ganha dinheiro no interesse individual e não coletivo, como os dois senhores acima.

Imaginem como seria o governo desenhado por eles? Como ficariam após um longo tempo sofrendo da miséria? Teriam capacidade de continuar a defender um regime socialista? Em economia, o dinheiro vem do acordo entre produção e procura. Esse acordo não é montado por um estado ou por um agente qualquer, mas pelos homens livres que buscam o seu próprio interesse. Outro tipo de manobra para se enriquecer se não for à detalhada anteriormente é sorrateira e ilegal. Alguém é roubado, na maioria das vezes os produtores de boa fé e os próprios consumidores, que perdem o poder de escolha, além de toda a população que não fiscaliza os recursos pagos com os seus impostos.

Esses indivíduos aprovariam esse tipo de regime até a primeira necessidade de fato, quando os recursos, que são limitados, for de fato escasso. Mas, pelo orgulho, não dariam o braço a torcer. E seus filhos como ficam? Ao nascer em um regime autoritário e que tolhe as liberdades individuais em busca do interesse “coletivo”?

Esses sim buscariam alternativas para sonhar com o outro regime possível. O sonho de ter o poder de decisão e escolher o que de melhor para sua vida, sem ao menos conhecê-lo. É o que faz a nobre cubana Yoani Sánchez, que descreve com sapiência os erros do regime que prospera em cuba por mais de 52 anos.

É fácil escrevermos que o socialismo é o melhor dos mundos sem vivê-lo. Agora, você está na frente de uma arma que pune sua mente, aí sim não existirá socialistas para escrever tantas baboseiras, como a carta dos blogueiros progressistas do Brasil, que sugerem recursos públicos para financiamento de suas ideias.

Sou capitalista com orgulho e sei que o valor da meritocracia vem das ações individuais em uma economia competitiva. Como consumidor, sou adepto da competição e da liberdade do mercado. Lucro? Sou favorável, porque sei o valor que o lucro tem e quem o recebe tem todo o direito de possuí-lo, desde que tenha se baseado na ética e no respeito pela liberdade do outro, sem tirar o que não lhe pertence. Muitos capitalistas têm lucros que não são da lógica de comércio e sim das benesses de uma lei criada pelo estado que restringe e muito uma economia de mercado, livre e de equilíbrio.

Então, antes de profanarmos ideias sem ao menos conhecê-las e se orgulhar do Ipad que ganhou de vosso pai, pensemos direito qual o tipo de regime que lhe proporciona a liberdade. Não nos iludamos com a máxima: "quanto mais cara a mensalidade da escola do meu filho mais comunista é o professor de história que sonha em andar na Hillux SW4 do pai de seu aluno".

Pense antes de agir!

Nenhum comentário: