quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Miopia governamental


O jornal Valor Econômico informou hoje em sua versão impressa que está faltando geladeiras nos estoques devido à redução do IPI. O que isto significa? Novamente mais uma estratégia equivocada dos economistas do governo. Contra fatos não há argumentos. Vamos a eles então.

Quando você dá um incentivo fiscal para determinado setor, você desloca os recursos que seriam destinados a outros segmentos com a promessa de “aquecer” a economia em determinada matriz econômica motivado pela sua cadeia produtiva. Este é o maior erro de cálculo econômico que um profissional da área pode cometer, mas como todos são keynesianos, esses erros são recorrentes.

Para ilustrar melhor esta afirmação, vamos imaginar o seguinte: você tem R$ 400,00 que você economizou de três meses de trabalho. Este recurso foi planejamento para compra de uma bicicleta nova para seu filho, que tanto lhe pediu. Só que um malandro qualquer bateu em seu carro e fugiu. Seu carro não possui uma apólice de seguro e você necessita dele para trabalhar. Foi ao mecânico e este lhe diz: o conserto ficará em R$ 400,00.

Agora imagine o seu amigo, que não sabe de seu planejamento, mas notou que você guardava dinheiro em sua gaveta. Então, ele olha para você e fala: Graças! Dinheiro foi feito para gastar. Fica guardando dinheiro, Deus castiga. Agora a economia vai respirar melhor, já que você pagará por um serviço e promoverá a fantástica mágica do desenvolvimento econômico... Após ele dizer tudo isto, o que você fará com ele? Falar palavras impublicáveis será o mínimo.

É isso o que acontece quando o governo estimula um setor em detrimento dos demais. A baixa poupança doméstica faz com que você resgate seus recursos para investir naquilo que não fora planejado. Como no exemplo, seu amigo se esqueceu que o dinheiro indo para a loja de bicicleta faria a economia desenvolver do mesmo jeito que foi para o mecânico, mas por outros meios que a maioria dos economistas do governo “ignora” devido ao forte lobby de alguns segmentos econômicos.

O que aconteceu para acabar com as geladeiras? Incentivos errados do governo para enriquecer algumas poucas empresas em detrimento do consumidor. A teoria economia revela que: baixa oferta eleva-se o preço de mercado. Sem IPI os preços das geladeiras subirão e com a volta dele mais ainda. Inflação na certa!

Se não existissem incentivos fiscais para alguns segmentos, a economia de mercado agiria nas escolhas dos consumidores orientando como deve ser o ordenamento econômico de equilíbrio.

É bem provável vir algum dia um bacana economista keynesiano a falar que a tragédia da queda dos edifícios no Rio de Janeiro elevou o PIB estadual com a construção de novos prédios no local. Cabe a este tipo de ignorância o mesmo grau de xingamento que foi tratado em meu exemplo. Você decide o que falar!
 
 

Nenhum comentário: