quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Por que preferimos os controladores do quê os pensadores livres?

Ultimamente conversando com algumas pessoas próximas, eu percebi o ceticismo que existe em relação ao pensamento livre. Isto vem de nossa formação cultural.

O brasileiro, em sua maioria, é constituído de cristãos (herança da coroa portuguesa) e de formação de esquerda, devido o erro de um longo período de ditadura militar. Esta combinação faz com que aceitemos que a melhor forma de estado e de vida vem de uma espécie de controle, seja ele espiritual ou social.

Nunca assumimos nossos erros! Quando isso ocorre, sempre tem alguém para dizer que é obra de Deus nos ensinando a sermos mais humildes ou qualquer coisa do tipo. Vivemos nossas vidas nos baseando em fantasmas. Quantas pessoas acreditam até hoje nos ideiais marxistas, por mais que a história revele a falta de lógica em seus estudos.

Tudo na vida vem das escolhas do presente. Se achar que seu emprego não é bom, por que não pede demissão? Se o seu casamento é infeliz porque seu marido ou esposa não lhe dá o devido valor ou vive lhe traindo, por que continuar o compromisso?

Você tem o direito de optar por A se ele for melhor do que B e vice versa. Mas, para isto existir, você deve viver socialmente e espiritualmente livre. Liberdade não é sinônimo de fazer qualquer coisa por fazer, mas no que a ética da pessoa livre condiz que é a virtude.

Virtude é viver a sua vida e respeitar a vida dos outros. As pessoas lhe procuraram para se sentirem mais felizes naquilo que você pode oferecer a elas. Você as procura por saber que elas suprimem algo que você necessita. Somos feitos de trocas mútuas. Não somos exclusivos em tudo e oferecemos aquilo que temos de melhor e demandamos aquilo que as pessoas podem nos oferecer.

A ética livre está inclusa em todas as suas escolhas. Do seu ato sexual com a pessoa escolhida ao emprego que você optou para passar a maior parte de seu tempo. Ninguém pode controlar o seu sentimento de prazer, porque o seu objetivo é a felicidade.

Eu não entendo o porquê é tão difícil as pessoas almejarem a felicidade com base no pensamento e ideiais livres? Por que tantas dúvidas quanto você ser livre e ter o poder de decisão é o melhor instrumento para viver sua vida com mais tranqüilidade e harmonia?

Quando eu descobri os ideiais liberais eu percebi que o mundo está invertido. Os liberais são condenados e os controladores ovacionados. As pessoas estão buscando mais ferramentas de controles do que objetivos livres em suas vidas. Por quê?

Nenhum comentário: