quarta-feira, 13 de outubro de 2010

José Serra desculpe-me, mas vai aprender economia!

O presidenciável José Serra teima em dizer que é doutor em economia, mas qual economia? Pare de dizer que o câmbio é um problema! Hoje ele usou o exemplo da Miriam Leitão para falar com enorme “sabedoria” sobre a política industrial no Brasil. Novamente usando o exemplo do sapato chinês.

Meu Deus do Céu! Pare com essa falácia. José Serra, você não é bom economista nem aqui, nem mesmo na China. Então pare de difamar a classe com falácias. Se o câmbio interfere no mercado de calçados é porque este utiliza pouco valor agregado em relação, por exemplo, a indústria de Tecnologia da Informação, que importa software e que demandará maior valor agregado, gerando novos empregos. O PIB não deixará de refletir isso!

A economia é dinâmica. Este tipo de pérolas utilizadas em seu programa mostra que você quer fazer um governo para os amigos. Pare com isso! É hora de combater essas falácias. Votar no Serra é uma desgraça. A economia não é vista só por uma ótica. Ela tem que ser vista como um todo.

Para quem não sabe o que é taxa de câmbio eu vou explicar. Taxa de câmbio regula a entrada e saída de divisas em um país. O sistema que aloca os preços nesse mercado. Você a utiliza para converter a moeda do país doméstico em moeda estrangeira para comprar benfeitoras fora. Esse sistema existe para melhorar o bem-estar econômico da sociedade. Se o câmbio está desvalorizado, o país tende a exportar mais. Quando está valorizado, como no caso recente, o país doméstico tende a importa mais. É o efeito inverso, mas a economia como um todo não deixa de ganhar.

Então, por favor, candidato José Serra, pare de falar besteira. O câmbio não é problema. O problema está em você falar besteira em vez de responder o que realmente interessa ao verdadeiro desenvolvimento econômico para o povo brasileiro.

Nenhum comentário: